Apesar das semelhanças dessas organizações por atuarem no mesmo ramo, fica uma dúvida sobre suas características:
- Quais são os serviços prestados?
- A quem recorrer quando é necessário contratar um seguro?
Mesmo que muitas pessoas acreditem que corretoras, seguradoras e operadoras façam o mesmo trabalho, vamos te mostrar as diferenças que existem entre elas e suas maneiras de operar.
Compreender a atividade prestada por cada um desses estabelecimentos é de extrema importância para ter uma escolha mais assertiva na hora de contratar o serviço ideal para proteger seus bens.
O que é uma operadora?
A operadora trabalha nos segmentos de saúde e dental, oferecendo ao contratante uma lista de profissionais, laboratórios, clínicas e hospitais para atendimentos médicos de acordo com o tipo de plano contratado.
O que é uma seguradora?
A Seguradora é uma empresa que assume o risco de indenizar o segurado por qualquer tipo de prejuízo de acordo com o que estava previsto na apólice.
Seu diferencial da operadora é poder atuar além do segmento de saúde, e dental, Atua com seguro de automóvel, vida e outros que chamamos de ramos elementares, por exemplo:celulares, residencial, empresarial, previdência e etc.
O que é uma corretora?
Cada empresa tem a sua importância no processo de contratação de um seguro, mas com responsabilidades distintas. O serviço oferecido por cada um é seu diferencial. As seguradoras no caso de um sinistro em um eventual carro roubado ou qualquer outro prejuízo que esteja indicado na apólice, irão arcar com a indenização. Já a corretora de seguros, no meio desse processo serve, para facilitar os trâmites e agilizar o contato com a seguradora. enquanto a seguradora comercializa apenas o seguro, a corretora presta serviços de consultoria, representando os interesses do contratante, cotação em diversas seguradoras em busca do melhor custo-benefício e apoio total ao cliente auxiliando no que for possível.Com a missão de estimular o desenvolvimento dos mercados de seguro, resseguro, previdência complementar aberta e capitalização, garantindo a livre concorrência, estabilidade e o respeito ao consumidor, A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, foi criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966.